segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

The Conductor

Esse mangá tem The Conductor como seu título original, mas acho que é mais conhecido por O Maestro aqui no Brasil. Foi uma recomendação da Naelyan, e recentemente eu comprei o quarto volume e terminei de ler. Originalmente é uma novel escrita por Kaminaga Manabu, mas irei falar sobre a versão em mangá ilustrada por Nokiya.

Kuchiki Naomi é uma flautista que está tendo pesadelos todas as noites e que busca um psicólogo, Matsuzaki, em função disso. Ela sempre sonha o mesmo cenário e também acaba percebendo inconsistências em sua memória e fenômenos estranhos em sua casa. Ishikura Tsuyoshi é um inspetor da polícia e descobre um corpo mumificado sem cabeça num apartamento vazio segurando uma fotografia com seis pessoas. Uma delas é Kuchiki, que possui a mesma fotografia, com um detalhe importante: ela reconhece quatro das pessoas, mas a quinta está com seu rosto riscado. Ao tentar descobrir quem é essa pessoa, os motivos de seu sonho e as memórias que esqueceu, ela acaba tendo de enfrentar seus próprios amigos e lembranças trágicas do passado.

As outras pessoas na fotografia são Yuuki Yasufumi, o maestro da orquestra; Tamaki Kazuo, o pianista; e Maya Akiho, a violinista. Os três foram colegas de Kuchiki na faculdade de música e mostram que há um grande conflito entre eles. Maya foi namorada de Yuuki na faculdade, mas agora está prestes a se casar com Tamaki. O retorno de Yuuki para o Japão acaba tumultuando a relação desses três e praticamente enlouquece Tamaki em função de ciúmes. Tamaki é contatado por Kojima Keisuke, um jornalista, que diz que Yuuki está envolvido em um assassinato na Alemanha e que Maya pode ser seu próximo alvo. Com isso, a história começa a se movimentar e uma rede de mentiras que perdurou cinco anos começa a ser desvendada.

Gente! Que! Mangá! Foda! A trama foi muito bem elaborada pelo autor. Quando eu cheguei ao final, e à grande revelação, fiquei de queixo caído. Depois, escolhendo as imagens para esse post, acabei vendo várias pistas que eu nem percebi na primeira vez que li. Muito bom! Acho que essas histórias em que há várias pessoas envolvidas com um mistério e que aos poucos as mentiras começam a se tornar aparentes são muito interessantes. Eu lembrei de How to get away with murder, porque nesse mangá, assim como na série, todo mundo é um mentiroso horrível. Fascinante!

  

Eu não fui dos maiores fãs da arte, mas acho que é eficiente, sobretudo em relação à expressão emocional dos personagens e às cenas mais macabras. Acho que o mistério funciona muito bem e a história é instigante, sendo que o final é agradável. Não acho que é dos mais previsíveis, porque alguns pontos me pegaram de surpresa. Até o título só foi fazer sentido para mim no último capítulo. Vou dar nota "9" e recomendo que adquiram esse mangá se puderem, já que é uma leitura agradável e curtinha.

Esse mangá foi publicado no Brasil pela editora Panini, sob o título O Maestro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário