sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Shokugeki no Souma

O que faz um mangá ser shounen? Uma aventura épica? Lutas? Um grupo de heróis? Não. Simplesmente a revista em que o mangá em questão é publicado. Por isso que Shokugeki no Souma é shounen, porque ele é publicado numa revista classificada como shounen e direcionada ao público masculino. Entretanto, esse trabalho de Tsukuda Yuuto e Saeki Shun fala sobre culinária, o que é um tema inusitado para um shounen... 

Yukihira Souma sonha em se tornar um grande cozinheiro, melhor que seu pai, para suceder o restaurante da família, um restaurante simples do bairro com um prato especial a cada dia. Para isso, ele treina e auxilia seu pai no restaurante. Entretanto, um dia, o pai de Souma decide ir trabalhar no exterior, a pedido de um amigo, e fecha temporariamente o restaurante. Souma é enviado para estudar em uma escola muito famosa de culinária, sendo que muitos chefs de prestígio e herdeiros de famosos restaurantes se graduaram lá. Sua primeira missão, entretanto, é ser admitido na escola, tendo um prato seu julgado por Nakiri Erina, que, apesar de ser uma estudante da escola, é renomada por ter o paladar mais apurado do mundo, bem como grandiosas habilidades como chef. 

Apesar de alguns tumultos iniciais, Souma entra na escola e é enviado para o dormitório Polar, onde todos os esquisitos e excluídos da escola estão concentrados. Lá, ele faz amizade com sua colega de aula, Tadokoro Megumi, que o auxilia em alguns desafios, bem como conhece o veterano Isshiki Satoshi, que faz parte da Elite Dez, os dez melhores alunos da escola. Souma, assim, tem como objetivo se tornar parte desse seleto grupo e se tornar um grande chef, para derrotar seu pai. Para isso, ele precisa desafiar colegas e passar por verdadeiras batalhas culinárias, chamadas de Shokugeki. Ele, logo de cara, acaba conseguindo vários rivais, como os gêmeos italianos Isami e Takumi Aldini; a especialista em carnes, Mito Ikumi; e Nakiri Alice, prima da tsundere que ele enfrentou logo de cara na escola. Nakiri Erina é uma principal antagonista da história, desejando que Souma seja expulso por acreditar que ele, por ser arrogante e um chef de um pequeno restaurante, não tem um lugar lá.

Um battle shounen de culinária! Quem podia imaginar que essa combinação daria certo, heim? Quando eu ouvi falar sobre Shokugeki no Souma, logo lembrei daquela prova de culinária do exame Hunter, de Hunter x Hunter, e pensei que não tinha como esse mangá ser melhor... Mas ele é! Ele carrega todos os elementos característicos associados aos mangás shounen: um protagonista com um objetivo, várias batalhas durante a jornada, um elenco de personagens carismáticos, antagonista(s) atrapalhando os planos... Tudo funciona muito bem em Shokugeki no Souma... E o melhor é que isso é feito sendo fiel ao universo da culinária. Os mangás contém as receitas que foram feitas em seus capítulos e há explicações a respeito de técnicas e conceitos da gastronomia. É tudo muito bem feito e planejado!

  

Eu só tenho uma reclamação a respeito... Que nem é uma reclamação per se. Quando os personagens comem uma comida deliciosa, eles têm uma visão ou memória evocada pelo prato. Muitas dessas cenas, mostram os personagens tendo um orgasmo culinário e suas roupas somem... Tipo, em muitos desses momentos, é hilário. Achei muito engraçado e divertido. Só que... Às vezes, essas cenas são exageradas, tanto em sua quantidade como intensidade, e acaba ficando meio bobo. Mas, tirando isso, só tenho elogios para Shokugeki no Souma. A arte é uma gracinha (espero que o autor dê uma pausa em seus trabalhos hentai e invista em mangás com enredo, pois a arte dele é muito agradável!), todos os personagens são divertidos ao seu modo, e as "batalhas culinárias" são interessantes. Estou bem curioso para ver como a história vai se desenvolver, por isso vou dar nota "9", por enquanto.

A tradução desse mangá é feita pelo grupo Casanova Scanlations em inglês. Foi licenciado pela VIZ em inglês, parece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário