sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Please

Resolvi reler Rules, o que sempre dá muito trabalho. Apesar de não ser uma história muito longa, Miyamoto Kano escreveu doujinshi, oneshots e uma história relacionada, que complementam o universo criado em Rules. Por isso, é sempre um saco ir catar as histórias que fazem parte dessa cronologia para ler na ordem certa. Então, vou começar com Please, sendo que apenas o último capítulo está relacionado a esse universo. 

Na história principal, o professor Sakura conhece Ryouichi em um prostíbulo masculino e paga para passar uma noite com ele. Os dois acabam trocando contatos e iniciam uma relação baseada em dinheiro. Sakura, em seguida, contrata Ryouichi para que passe a semana com ele. Os sentimentos de um pelo outro começam aos poucos a mudar, mas Sakura ainda está tentando superar o término do relacionamento em que estava antes, e Ryoichi precisa lidar com as personalidades diferentes e com a incapacidade de Sakura em admitir seus sentimentos. Essa história é decente, mas não muito mais do que isso. O clichê "prostituta com um coração de ouro" é usado e abusado pela literatura de forma universal (Lucíola, alguém?), e eu não achei que certas atitudes do Sakura foram perdoáveis, então o Ryouichi (assim como a Lúcia) é um santo por aguentá-lo. Não que a história seja ruim - a arte e os diálogos ajudam a torna-la melhor -, mas acaba sendo cansativa por ser tão clichê.

No último capítulo, temos o início do universo Rules: Utsumi Ryuu é um estudante que costuma não se relacionar muito com seus colegas. O motivo para tal é que ele esteve envolvido em uma briga há um ano e acabou matando outro rapaz. Apesar de ter sido absolvido do crime, pois foi em defesa pessoal, ele sofre pela culpa que sente e é estigmatizado pelos outros. Por isso, ele se muda de cidade frequentemente e, às vezes, precisa interromper seus estudos. Um dia, enquanto observa o oceano, ele conhece o americano Joseph e seu cachorro Lad, que acaba sendo alguém com quem Ryuu pode conversar. Essa história tão curtinha, e que tem tremenda importância para compreensão do personagem do Ryuu ao longo de Hydra e seus doujinshi. Com certeza, esse capítulo é superior à história principal, especialmente no quesito "desenvolvimento e estabelecimento de personagens".

  

Eu gosto muito da arte da Miyamoto Kano. É limpa, expressiva e real. Os personagens ilustrados por ela sempre tem um design interessante. E, importante dizer, não só suas personalidades evoluem ao longo da história, mas suas aparências mudam, conforme eles crescem, amadurecem, se desenvolvem e mudam. Observem o Ryuu nessa história e comparem a como ele está em Hydra, para verem o quanto os acontecimentos de "A Bird at Sea, A Door in the Sky" o influenciaram. Miyamoto Kano é uma mestra em ilustrar personagens extremamente humanos e logo nesse mangá já podemos ver isso. Entretanto, Please, que já é muito bom, está longe de ser o melhor trabalho dela. Nota "8" para Please e seguimos com Hydra e Rules na próxima semana!

Tradução em inglês pelo Liquid Passion.

Nenhum comentário:

Postar um comentário