sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Rules (e seus doujinshi)

Finalizando esse universo de histórias, hoje vou falar sobre Rules, que é a "história principal" por assim dizer. Naturalmente, é mais um trabalho da Miyamoto Kano, e, felizmente, dessa vez, ela escreveu poucos doujinshi!

No primeiro volume, Konoe Yukio, logo apelidado de Yuki, é um estudante do colegial que está apaixonado por seu melhor amigo, Suzuki Atori. Os dois se conheceram e se tornaram amigos através de seu passatempo em comum: escrever histórias. Yuki sabe que Atori não tem interesse por homens e, por isso, não tenta confessar seus sentimentos a ele. Um dia, Yuki vai até o distrito famoso por seus bares gays e conhece Taira Hikaru, passando a noite com ele. Na escola, ele acaba admitindo para Atori e seus amigos que é gay e mente estar namorando Hikaru. Atori aceita bem a revelação de Yuki e oferece apoio. Entretanto, Yuki, em outro momento, acaba admitindo para Atori que, na verdade, é apaixonado por ele e que está com Hikaru em um relacionamento puramente sexual. Achei interessante como o Atori achou mais problemático o fato de Yuki estar num relacionamento casual do que estar apaixonado por ele...

De qualquer forma, essa confissão nos encaminha para o próximo volume, que tem Atori em mais destaque. Ele, a partir da confissão de Yuki e de comentários de Hikaru, fica confuso a respeito de sua sexualidade. Assim, ele entra em contato com Shinomiya Tooru, que Hikaru lhe apresenta, para conversar sobre isso. A conversa acaba levando a uma noite juntos, e essa noite acaba se estendendo em um relacionamento estranho. O doujinshi If Winter Comes, Can Spring Be Far Behind? acontece simultaneamente ao segundo volume de Rules, falando sobre os sentimentos atuais e passados de Hikaru em relação a Hitomi (de Hydra) e a Yuki.

No terceiro volume, conforme o relacionamento dos dois se torna mais profundo, Atori tem dificuldades em lidar com o fato de Tooru trabalhar como um prostituto, mas, na verdade, o que mais lhe preocupa é que Tooru foi apaixonado por um senpai seu que faleceu (conforme é detalhado em Lovers and Souls). As dificuldades de relacionamento dos dois também são abordadas em Song Birds, um doujinshi que se passa imediatamente antes do final do terceiro volume. No doujinshi Another Day on the Planet, que é bem maluco, se toca num assunto interessante: o fato da primeira e única experiência amorosa e sexual do Yuki ser com o Hikaru, então nesse doujinshi ele, por estar se sentindo abandonado por Hikaru, acaba se envolvendo com um colega, Akino. Já em Double Trouble, Yuki suspeita que tenha sido traído por Hikaru e busca a ajuda de Atori para descobrir se Hikaru realmente gosta dele. Por fim, há uma novel curtinha sobre Atori e Tooru chamada Rules - Another Story

  

Quanto ao doujinshi Dreamers High, ouvi dizer que ele é considerado parte de Rules, mas algumas pessoas que o leram dizem que ele aborda uma história totalmente diferente. De qualquer forma, não está disponível na internet. O doujinshi Overload também não está, mas porque a autora o publicou originalmente em inglês, então nenhum grupo quis traduzí-lo. Por isso, não pude ler essas duas histórias. Overload se passa entre os doujinshi comentados acima e a nova história Rules - 2nd Season, que começou a ser traduzida muito recentemente. 

Rules, assim como outros trabalhos dessa autora, é uma leitura muito interessante por não abusar dos clichês dos mangás yaoi. Sim, menino apaixonado pelo amigo procurar relacionamento com outro cara é comum. Ou personagem sofrendo em função do passado de seu amado também é bem comum. A questão aqui é a execução. A forma que a autora narra a história, bem como os personagens que ela estabelece, se diferenciam do que se vê por aí, tornando essa leitura muito refrescante. Como a autora já estabeleceu e desenvolveu muito bem os personagens do Hikaru e do Tooru, as ações e atitudes de ambos faziam muito sentido na história. Nós, os leitores, sabíamos de acontecimentos nas trajetórias deles (Hikaru e seu romance fracassado com Hitomi, que, assim como Yuki, estava apaixonado por outro cara e só ficou com Hikaru para esquecê-lo, por exemplo) que os demais personagens não imaginavam, então é uma experiência interessante ler Rules na ordem certa, para conhecer bem as personagens que habitam a história.

Entretanto, isso não significa que os personagens Yuki e Atori sejam fracos. Pessoalmente, não curti muito o Yuki, mas acho que as ações dele fazem sentido dentro da caracterização que recebeu e acho que ele é mais complexo do que aparenta a primeira vista. O Atori foi interessante, porque, apesar de ser considerado "não muito inteligente", ele é o tipo de personagem que pensa demais. Por causa disso, ele, às vezes, surpreendia com as coisas que dizia e ações que tomava. Com certeza, um personagem interessante. 

  

Ok, já escrevi demais. Rules é uma leitura interessante. Até acho que é possível ler essa história sem ter lido Hydra ou Lovers and Souls, mas a história e seus personagens se tornam mais ricos se o leitor já os tiver conhecido nesses trabalhos anteriores. A arte, como eu já disse, é bonita, realista e expressiva. Algo que eu não lembro se apontei em Hydra, mas como a história se passa ao longo de meses (e, em Hydra, de anos), as aparências dos personagens mudam. Os cabelos crescem, são cortados, são tingidos, piercings e tatuagens são feitos, etc. Vou atribuir nota "10" a Rules, porque acho que é, de forma geral, um trabalho excelente e diferente do que se encontra no geral. Vale a pena ler só para conhecer uma história que destoa dos clichês que se espera.

A tradução em inglês de Rules e seus doujinshi foi feita pelo Liquid Passion.

Nenhum comentário:

Postar um comentário