segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Hana wa Sakuka

Sempre que eu resolvo escrever uma postagem, é sobre um mangá que eu acabei de ler ou reler. Não é o caso. Essa postagem também servirá como nota mental para reler esse mangá o quanto antes. Hana wa Sakuka foi licenciado há pouco tempo, mas as publicações da DMI vão atrasar bastante... Só lá por outubro pra ter isso em mãos. Eu simplesmente amo os trabalhos da Hidaka Shoko e esse é um dos meus favoritos.

Bem, vou então explicar o que eu tanto gosto nessa história. Sakurai Kazuaki, ainda solteiro, com 38 anos, trabalhando ao ponto da exaustão, acaba esbarrando em um jovem na estação de trem, fazendo com que sua revista (uma revista bastante específica de sua área de trabalho) fique molhada e se estrague. Esse jovem se chama Minagawa Youichi, que tem uma atitude arrogante e ríspida, diz que tem uma cópia da mesma revista em sua casa e oferece para trocá-la pela de Kazuaki.

Os mais apressadinhos pensarão: "e aí eles se apaixonam e começam a morar juntos"? Não. Errado. Essa é uma história que se desenvolve lentamente, mas com um clima agradável e com uma sensação de realidade. Kazuaki e Youichi acabam se encontrando novamente, por outra casualidade. A partir daí, por vários motivos, acabam se encontrando mais e mais vezes. O que achavam irritante um no outro passa a ser tolerado e até divertido. É muito interessante ver esse evolução lenta e sutil, com pequenos detalhes trazendo significados importantes para a forma como esses personagens enxergam uns aos outros.

E, é claro, a arte belíssima da Hidaka Shoko. Os detalhes são incríveis e as páginas coloridas (poucas, infelizmente) que eu consegui encontrar são realmente maravilhosas. Todos os trabalhos dela têm um padrão de qualidade elevado, tanto as histórias quanto a arte, então posso sempre recomendar qualquer um dos mangás dela.

 

Que nota eu vou dar? Não é óbvio? É uma bem merecida nota "10". Talvez essa história tenha seus problemas, talvez ela seja lenta demais para muitos dos leitores. Só que eu realmente adoro a forma que a Hidaka-sensei narra e desenha essa história. A cada capítulo eu só quero mais.

O BLScanlations pretende traduzir essa série para o português, mas, se alguém quiser se aventurar no inglês, pode achar facilmente as scanlations do Nakama. Eles fizeram até o capítulo 13 ou 14, depois disso foi licenciado e está para ser publicado pela Juné. Também é possível achar esse mangá em espanhol (traduzido pelo cseg64).

Nenhum comentário:

Postar um comentário