sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Kimi ni Ageru

Esse mangá também é chamado de "I Give to You" em seu título em inglês. Resolvi comprar, porque a arte parecia muito bonita. Não me arrependi, só a arte já é motivo o suficiente para se ter um mangá assim. Maki Ebishi trabalha mais com preto e branco, com poucas retículas (cinza; aqueles padrões que usam para fazer sombras e colorir cabelos). A arte dela lembra muito a usada em seinen e, de fato, essa autora tem outros mangás seinen já publicados. 

O que, então, além de arte Kimi ni Ageru nos oferece? A história começa com Ryoichi. Seu namorado fugiu e lhe deixou com uma dívida enorme. Dessa forma, ele se vê perdido no meio do nada, enquanto corre dos coletores de dívidas. Nisso, encontra um panfleto divulgando uma casa de chá, que ele vê logo em seguida. Entrando lá, conhece Ren, o dono do estabelecimento, que lhe serve uma xícara de chá e lhe oferece um assento em uma das mesas. Ryoichi, dessa forma, adiciona mais alguns ienes a sua dívida (o preço da xícara de chá) e consegue um lugar para ficar. 

Os principais pontos fortes dessa história são sua belíssima arte, as personalidades e os sentimentos dos personagens, e, especialmente, o modo que Maki Ebishi desenvolveu o relacionamento entre Ryoichi e Ren. O relacionamento se desenvolve muito lentamente e sua força não está nas palavras ou nas ações. Na verdade, é o não dito e algumas atitudes muito singelas que fazem com que os sentimentos dos personagens comecem a aflorar.

Eu reclamo só de uma coisa: da metade para o final, certas coisas foram "apressadas" pela autora. O ritmo que ela tinha estabelecido até então foi atropelado pelos acontecimentos. Acho que esse é o único ponto negativo da história. Muita gente gosta de ler yaoi pelas cenas "calientes". Não vão encontrar isso aqui. Na minha opinião, isso não desmerece uma história tão bonita, mas tem gente que faz questão de demonstrações gráficas de amor e luxúria, então achei melhor avisar...

  

Darei nota "9" para esse mangá. Eu acho, honestamente, que merecia um oito. Mas porque a caracterização dos personagens foi tão bem feita e eu realmente gostei da atmosfera, vou dar uma notinha maior. Além disso, o fato dos personagens fugirem dos estereótipos "seme x uke" é um grande bônus.

Acho que esse mangá não foi traduzido ou escaneado por ninguém, salvo em francês pelo Rooftop Scenery.

Um comentário:

  1. Parabéns pela resenha e por seus comentários. Achei bastante interessante e foi a principal razão que me fez baixar o capítulo.
    Concordo com sua impressão do mangá. Adorei o traço, a história e principalmente pelo o fato dos personagens fugirem dos estereótipos "seme x uke". Confesso que adoro yaoi (as cenas "calientes") mas também aprecio um romance puro e doce típico do shounen ai.
    Não conhecia nenhum projeto dessa autora e fiquei surpresa por só encontrar disponível online e em inglês, 1 mangá seinen (gênero que não curto). Uma pena, pois me encantei pelo que vi desse 1º capítulo e quando isso acontece, gosto de conhecer outros projetos da mesma autora. Espero que continuem a disponibilizem o mangá e quem sabe, trazer mais projetos dela.
    Obrigada e parabéns pelo belo trabalho, tanto pela tradução, como pela edição. Amei!
    (ღˇ◡ˇ)~♥

    ResponderExcluir