quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Kimi Note

A minha vida como leitor de yaoi seria bem menos feliz se eu nunca tivesse ouvido falar da Junko. Simplesmente amo todos os mangás dela. Dizer "todos" nesse caso não é exagero, porque eu li e gostei de todos os mangás dela. Por isso, vou começar hoje falando de Kimi Note, porque foi o primeiro mangá dela que eu li. 

A história principal fala sobre Miyasaka, um menino que, por algum motivo, adora o cheiro de seu colega, Sawatari. Mesmo quando ele tenta usar o mesmo perfume, não é o mesmo aroma. Essa história é muito simples, mas é muito fofa. A cena em que há a declaração de amor é um das mais adoráveis que eu já vi: Miyasaka é colocado na parede por Sawatari e o vendo sopra forte, fazendo com que o lugar seja inundado pelo cheiro de Sawatari. Miyasaka, então, diz "sempre que eu sinto isso... O seu cheiro... O meu coração fica tão confuso e tudo fica uma bagunça... Meu peito fica tão apertado... Dói tanto". Urgh, não sei como a Junko consegue escrever esse tipo de coisa tão demodê sem ficar tosco.

Adoro o relacionamento desses dois também, especialmente porque o Sawatari é bem mais maduro do que o Miyasaka. Um ponto que acontece muito nos mangás é um personagem se sentir inferior ao outro. Quando isso ocorre em Kimi Note, a seguinte resposta vem "eu acho que você é muito fofo. E muito bonito. E eu não quero que a pessoa que eu amo fique se diminuindo dessa forma. Eu vou ficar bravo com você". É legal ver isso em um mangá, porque mesmo nos shoujo ou shounen sempre tem o personagem supremo e o personagem que não está a altura dele. É legal ver um relacionamento assim. 

Além dessa história principal, tem mais três oneshots. Eu adorei a forma como a Junko narrou todas as histórias: bonitinhas, com uma arte muito agradável e uma dose de humor.

"Replay" é sobre dois caras que eram um casal durante a escola, mas acabaram se separando. Eles se encontram novamente depois de alguns anos. Esse plot é bastante comum, mas a forma que a Junko sensei mostra as várias coisas que não foram ditas e outras que foram mal interpretadas é muito bonita.

"Whisper of King" é a mais engraçada. Eu ri, ri e ri sem parar. Nunca tinha visto um uke tão cara-de-pau; achei que só a Honjou Rie conseguisse fazer isso tão bem, mas a Junko não fica muito atrás. Nessa história, Kugayama quer fazer seu senpai, Ashiya, ficar um pouco envergonhado, já que ele é sempre tão autoconfiante. Além disso, o seu relacionamento com o senpai o deixa confuso, porque eles não estão exatamente namorando.

Por fim, em "Go Home" temos Nakano que está muito desconfortável por seu senpai ter se mudado para a sua casa. Isso acontece porque ele é apaixonado pelo Katsuragi-senpai. Apesar de tolerar a preguiça e o egoísmo de seu senpai, acaba sendo a gota d'água quando ele chega em casa e dá de cara com seu senpai junto de uma garota.

  

Eu gostei tanto desse mangá... Dei nota máxima para ele quando o li há alguns anos, segundo minha lista no MyAnimeList. O que eu posso dizer? Minha opinião não mudou: é nota "10". Esse não é um mangá com grandes objetivos. Na verdade, ele nem tenta ser sério. Faz graça de si mesmo. Por isso, acho que todas as histórias cumpriram bem sua proposta.

Esse mangá é encontrado facilmente em inglês (traduzido pela totomomo) ou em espanhol (feito pelo fansub barjeydrow). Em português, foi traduzido pelo Sukinime e pelo Yaoi Home.

2 comentários:

  1. A Junko é divina! Amo demais os trabalhos dela :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thaiane!
      Eu super-concordo com você. A Junko é demais! ^_^
      Obrigado pelo comentário!

      Faust

      Excluir