quarta-feira, 24 de setembro de 2014

14-sai no Koi

Assim como Horimiya, 14-sai no Koi também é um mangá que volta e meia alguém recomenda em fóruns, quando pedem por um mangá romântico realista e com pouco drama. É interessante pensar que um mangá que fala sobre adolescentes tão jovens possa ser josei, que é um gênero de mangás dedicado a um público mais velho. Isso só mostra que tudo é uma questão de como se conduz a história: Mizutani Fuka escreve esse mangá com maturidade e realismo, mas ainda assim com muita delicadeza e inocência.

A história é sobre dois amigos de infância que tem 14 anos de idade (é óbvio). Tanto Kanata quanto Kazuki são respeitados e admirados por seus colegas por serem muito maduros. Por um lado, sim, eles realmente são menos infantis que os colegas, mas, ao mesmo tempo, eles também são jovens com um pé na infância e outro na puberdade. Por isso, quando eles estão sozinho, abandonam essas personas que assumiram (na falta de uma expressão menos junguiana) e agem como realmente são. Os dois são grandes amigos e, agora, começam a se descobrir sentindo algo mais um pelo outro. 

O mangá é bem slice of life mesmo. É leve, cômico e o romance é bem suave. As situações que são retratadas não são exatamente muito originais e existe uma penca de outros mangás sobre dois colegas em um relacionamento secreto. O que torna esse mangá diferente dos demais é a "atmosfera" que a autora conseguiu criar. É bonita, tranquila e muito, muito real. 

Os personagens são muito interessantes... Eu realmente consigo acreditar e ver os personagens desse mangá como pessoas. Acho que você facilmente vê um menino rebelde com uma queda pela professora nova, uma menina mais quieta que está sempre escrevendo no canto dela, ou alunos que se destacam dos outros por já serem "mais crescidos"... Temos questões de identidade, sexualidade, descoberta... A autora realmente soube como retratar pré-adolescentes. 

  

Eu gosto da arte, que é bastante clean e simples, mas muito eficiente. As capas são especialmente bonitas. Acho que esse mangá é um mangá legal para quem está procurando uma história com pouco drama e/ou com uma sensação de realidade. Vou dar nota "9" e minha maior reclamação é que os capítulos são tão curtos! E dão aquele gosto de "quero mais"!

A tradução em inglês está sendo feita pelos grupos Playground e PROzess.

Nenhum comentário:

Postar um comentário