quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Noragami

Esse é outro mangá que eu não consigo emitir opiniões coerentes a respeito. Noragami é bom demais!!! Eu assisti ao anime primeiro, adorei, fui ler o mangá e adorei mais ainda. Adachi Toka é o nome da dupla que criou essa série, sendo que, ao invés de se dividirem em quem escreve e quem ilustra, um dos membros ilustra os personagens e o outro, os cenários. 

Vocês já sabem qual minha opinião sobre esse mangá, agora vamos à história e aos meus motivos. Yato é um daqueles vários deuses menores que há no Japão. Ele não possui um santuário ou seguidores, sendo que, por isso, seu sonho é ter um grande culto o idolatrando e rezando para ele. Para tornar esse sonho realidade, Yato trabalha como um "faz tudo", realizando os pedidos das pessoas (que ligam para o celular dele, ao invés de rezar!) e coletando oferendas como pagamento. Os pedidos variam desde resgatar um gatinho à matar ayakashi, demônios que surgem de sentimentos negativos. Para poder lutar contra os ayakashi, Yato precisa realizar um contrato com uma alma humana pura e transformá-la em um artefato sagrado (ou shinki). A parceira dele o abandona e Yato segue tentando realizar seu sonho. 

Nisso, ele conhece Iki Hiyori... Ou melhor, ele é salvo de ser atropelado por um caminhão por Hiyori, uma humana. Com a colisão, a alma de Hiyori fica separada de seu corpo e ela se torna uma meio-Ayakashi. Com seu corpo dormindo repentinamente e sua alma podendo vagar por aí, Hiyori pede que Yato a ajude. Ele enrola e enrola a coitada. Eventualmente, ele encontra um espírito humano e o transforma em seu Shinki, chamando-o de Yukine. Assim, temos nosso trio de protagonistas. (Sim, eu copiei esse trecho da minha resenha do anime, porque não sabia como escrever isso de novo de outra forma).

Tá, sim! Eu sei!!! Noragami parece uma mistura de Gintama (pelo grupo que faz trabalhos variados), Soul Eater (pelos armas-humanas) e qualquer outro anime que fale sobre Ayakashi (e há muitos! De Natsume Yuujinchou à Inuyasha). Eu sei que é clichê e parece uma colcha de retalhos, pegando o que funciona de cada um dos outros animes, mas funciona tão bem! Vão entrando mais personagens na trama, como a deusa da "sorte" (só que não) Kofuku, a deusa da justiça Bishamon (e sua família gigantesca de Shinkis, sendo que o Kazuma tem destaque), a misteriosa Nora e o mais misterioso ainda "pai" do Yato... Gente, esse mangá só fica mais interessante ainda. 

  

A arte absolutamente linda ajuda muito. Os cenários são incríveis e eu adoro o design dos personagens. Um ponto muito positivo em Noragami para mim é que há um romance muito agradável. Lentíssimo, mas muito agradável e meigo. O Yato é um dos personagens que mais me interessou nos últimos tempos. Há uma cena no mangá (e no anime também) que me faz gargalhar só de olhar para ele! Fazia anos que isso não acontecia. Vou dar nota "9", porque, mesmo sendo praticamente perfeito, Noragami tem seus problemas, especialmente porque algumas partes são meio arrastadas demais e o personagem do Yukine demorou a se estabelecer.

Vários grupos trabalharam na tradução desse mangá para o inglês, sendo que o que atualmente está fazendo esse projeto é o Norawgami.

Nenhum comentário:

Postar um comentário