segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Negative-kun to Positive-kun

Taí um mangá que coloca um sorriso no rosto do leitor: Negative-kun to Positive-kun. Eu lembro que não me chamou muito à atenção quando começou a ser traduzido em inglês há alguns anos, mas após ler os outros trabalhos da hideyoshico, acabei me interessando por esse também.

O título já dá uma boa pista sobre o que é a história... Fujiwara Jun é um cara que tira boas notas, fala pouco, é muito sério... E sempre está pensando nas piores situações possíveis, sendo um pessimista de carteirinha. Seu amigo de infância e agora namorado, Tachibana Shin, é seu exato oposto: é um cara alegre, péssimo nos estudos, bom nos esportes e que sempre vê as coisas, mesmo as situações mais complicadas, de uma forma muito otimista. Mesmo sendo tão diferentes, os dois se tornaram amigos nas primeiras séries da escola, quando Shin foi transferido para a turma de Jun, e seguiram amigos até o ginasial, quando perceberam que sentiam algo a mais um pelo outro.

No primeiro capítulo, a história começa com Jun recebendo uma declaração de amor, que ele interpreta como a garota estar pagando algum tipo de prenda e, por isso, um péssimo começo para o seu dia. Em contrapartida, Shin comemora suas notas baixas e acha o máximo ter pisado em um cocô na rua... Melhor retificar: esse mangá não tem bem "uma história", é episódico e ilustra diversas situações vagamente conectadas em que vemos os contrastes nas atitudes de Jun e Shin. 

Os colegas de escola sabem sobre o relacionamento dos dois e não se importam muito... Já que Shin faz questão de demonstrar o quanto gosta de Jun. Mas isso não quer dizer que Jun não demonstre, também, seus sentimentos... Da forma neurótica e obsessiva dele, ele planeja a visita ao parque de diversões com antecedência, faz o almoço de Shin, o ajuda a estudar e tenta animá-lo quando ele não está muito bem. Os dois personagens se entendem muito bem e possuem uma boa dinâmica em seu relacionamento.

   

A arte da hideyoshico é simples, mas eficiente. Esse foi um dos primeiros trabalhos dela, mas eu gosto bastante da forma que ela ilustra os cenários e a diferença, até postural, entre os personagens. O mangá é bem levinho, só com algumas poucas cenas de beijo... Eu diria que a parte mais explícita é o extra, em que a menina que se declarou para o Jun fica se perguntando quem seria o uke e o seme do relacionamento dos dois... Uma pergunta que não é respondida. O mangá, em geral, é muito engraçado e brinca com estereótipos. Vou dar nota "8", porque é uma leitura que manteve entretido enquanto durou e me fez sorrir em vários momentos.

A tradução em inglês é do acme. Em português, está sendo feita pelo BL Scanlations

Nenhum comentário:

Postar um comentário