sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Hana-kun to Koisuru Watashi

Ainda bem que eu tive essa idéia de programar minhas postagens com bastante antecedência, ou estaria há quase um mês sem postar de novo. Hoje vou falar sobre Hana-kun to Koisuru Watashi, que é o primeiro mangá que eu li em semanas. Pedi ajuda de um amigo meu, que adora mangá shoujo, porque eu fiquei decepcionado com o rumo (ou falta de) desse mangá de Kumaoka Fuyu e não estava mais conseguindo enxergar os tantos pontos positivos que essa história tem (então um grande joinha para o Niwa, por tê-los apontado para mim). 

A premissa é muito simples e já é bem batida. Até por isso que eu demorei um pouco a ler, pois achei que seria parecido demais com outra série mais popular. Em Hana-kun to Koisuru Watashi, temos Sakashita Nanase que é uma aluna modelo na escola, tira excelentes notas e é a representante de turma. Ela também é bem bonita, tem amigas legais e é admirada e querida pelos colegas. Entretanto, ela acaba ficando interessada por Hana Daikou ou, simplesmente, Hana-kun, conhecido por ser um delinquente que se mete em brigas, falta às aulas e tira notas péssimas. Hana-kun deixa cair uma pequena caixa e Nanase acaba pegando. Quando ela tenta devolver, Hana-kun diz que ela pode ficar com a caixa, pois já é tarde demais para dar de presente a pessoa que ele gosta.

Logo, Nanase percebe que Hana-kun é apaixonado pela professora Komari, uma vizinha e amiga dele há muitos anos. Visto a diferença de idade e o fato da professora considerar o Hana-kun como um irmão menor ou algo do tipo, o amor de Hana-kun é platônico e não parece promissor. Nanase, aos poucos, vai se descobrindo apaixonada por ele, apesar de saber que Hana-kun já está apaixonado por outra pessoa. Os dois se aproximam e oferecem apoio um ao outro, por suas situações românticas (mesmo após Hana-kun descobrir que Nanase é apaixonada por ele, os dois seguem amigos). 

Um ponto positivo que eu gostaria de destacar é a protagonista da história, Nanase. Ela é adorável e querida, mas também é inteligente, perceptiva e segura de si. Claro, ela tem momentos de insegurança (quem não os tem?), mas não é no nível exagerado que costuma imperar nos shoujo. Pontos para ela por não ficar completamente dependente do Hana-kun, por não chorar demais e nem ficar vermelha que nem um pimentão por qualquer motivo. Essa história também tem, relativamente, pouco drama, sem ser, ao mesmo tempo, cômica. A forma que Hana-kun e Nanase resolvem seus conflitos é madura e tranquila (sem aquele melodrama típico, em que a protagonista olha pra um aleatório na rua e o namorado já começa a surtar por ciúmes). É uma história bonitinha, romântica e delicada...

(SPOILERS) Isso é, até o capítulo 29 ou 30. Aí a autora enlouqueceu e decidiu que precisava de drama, drama e mais drama. Ela decidiu fazer o Hana-kun e a Nanase terminarem... O meu problema é que a situação veio do nada. As duas interpretações possíveis que eu consigo imaginar foram: a) Hana-kun acha que não é bom o suficiente para a Nanase (já que ele é um delinquente e ela é uma aluna modelo) ou b) Hana-kun acha que dá trabalho demais para a Nanase e sente que ela se vê obrigada a cuidar dele, como representante da turma. Não sei, estou inclinado para a interpretação "b", mas a autora ainda - até o capítulo que eu li - não explicou essa questão. Ah, e ela resolveu jogar uma rival para a Nanase na mistura, só porque sim. Não fez sentido nenhum, mas acho que a autora deve estar preocupada em movimentar a história, porque, como eu comentei, essa série era bonitinha, romântica e com poucas situações dramáticas. Mesmo com a aparição do Gojyou, o amigo da Nanase do tempo do ginasial que tem uma queda por ela, o drama não se elevou muito, porque, como eu disse, Nanase e Hana-kun conseguem resolver seus conflitos tranquilamente... Até a autora decidir que não conseguem mais. Porque sim.

  

Eu gosto bastante da arte e dos dois protagonistas, bem como do elenco de personagens secundários. Estava curtindo bastante e achando diferente, mas muito interessante, ver uma história com um casal tão tranquilo (quase nível Horimiya de tranquilidade e de química no casal). Meus problemas com esse mangá dizem respeito ao desenvolvimento recente da história. Continuarei lendo, é claro, com esperanças de que a autora volte ao clima anterior. Uma coisa que eu percebi é que as pessoas acham que uma história precisa de altos dramas e causar toneladas de lágrimas para ser considerada boa. Isso é balela. Uma história pode ser muito boa, mesmo se for um slice of life tranquilão cheio de fofura. Estou dando nota "7" para esse mangá. Para terem idéia do quanto fiquei decepcionado com essa história, esse mangá estava recebendo nota nove até eu chegar nos capítulos mais recentes... 

Tradução desse mangá em inglês por Doko Demo Doa Manga Scanlations e por Shoujo Sense. Em português, é feita pelo Shoujo Scans e Kokoro Nin-Nin

Nenhum comentário:

Postar um comentário