segunda-feira, 28 de julho de 2014

Usotsuki Lily

Coloquei minha leitura desse mangá em dia e queria comentar um pouco. Comecei a ler Usotsuki Lily há algum tempo, junto com Shounen Oujo e Kuragehime. Pode-se dizer que eu estava numa fase de curtir mangás sobre crossdressing, talvez... De qualquer forma, esse mangá da autora Komura Ayumi é um mangá de comédia romântica super-divertido.

Saotome Hinata recebe uma declaração de amor repentina e inesperada de um garoto muito, muito bonito. Como ela não consegue resistir a um rosto bonito, ela decide, assim, começar a namorar o tal de Shinohara En... O que ela não se dá conta é que esse cara é famoso na escola por se vestir como uma garota desde o primeiro dia de aula. A razão para isso é que En odeia homens. Tanto odeia, que não consegue nem ver seu reflexo no espelho sem acabar destruindo o espelho a socos. Ao mesmo tempo, ele também adora mulheres. Tanto adora, que achou que seria ótimo ver uma garota até ao olhar para o espelho. Por isso, para combater seu ódio e satisfazer sua paixão, ele se veste como menina. Hinata acaba decidindo namorá-lo assim mesmo, pois ela gosta muito de En. É importante apontar que Hinata não gosta de En se travestir, mas ela acaba aceitando, por perceber o quanto isso é importante para ele.

Esse mangá tem um elenco de personagens gigantesco. E  cada qual personagem é mais esquisito e interessante que o outro. Os dois casais de gêmeos, a menina espadachim e o garoto que faz cosplay de samurai, o cara malvado e a senpai sexy, a menina alta e masculina e o representante de turma secretamente bonito, o delinquente dono de um restaurante e uma estilista sexy, o irmão da protagonista e o irmão do namorado dela... Enfim! Muitos personagens! A autora leva algum crédito por conseguir lidar com todos esses personagens. Ao contrário de Otomen, por exemplo, em que o Asuka e a Ryou somem por inúmeros capítulos, nesse, você nunca fica com a sensação que a Hinata e o En estão apagados. Eu adoro nosso casal de protagonistas, mas também adoro ver como os outros personagens da história são desenvolvidos. 

Aliás, o título do mangá é Usotsuki Lily (Lírio Mentiroso ou Falso), porque é um mangá que parece ser yuri, mas na verdade não é. Também há cenas que parecem ser yaoi, mas não são. E tem algumas que realmente são yuri e yaoi. O Taiyou e o Ten, irmãos da Hinata e do En respectivamente, têm um relacionamento interessante e que vai se desenvolvendo lentamente. O An, outro dos irmãos do En, defende que gosta de pessoas bonitas, independente do sexo. Há o casal fofo da menina dona de uma loja e a amiga de infância dela. Vários personagens ao longo da história defendem que "não importa o sexo da pessoa na hora de se apaixonar". De uma forma despretensiosa e muito engraçada, Usotsuki Lily passa várias mensagens positivas.

  

Gosto bastante desse mangá, porque é uma leitura leve e engraçada. No último capítulo que eu li, temos momentos tão fofos e românticos, sendo que há alguns capítulos atrás teve alguma tensão e, antes disso, era pura comédia. Funciona bem. Há vários clichês, que o mangá trata com tom de paródia e os próprios personagens debocham da situação. Além disso, o mangá apresenta situações bem absurdas, como a cada ano os personagens passarem de ano e continuarem na mesma série ou o En ter amnésia todo mês de abril, que só são possíveis graças ao tom de paródia com que esse mangá trabalha. Como eu gosto bastante dessa série, vou dar nota "9". 

A tradução em inglês, como não poderia deixar de ser, é do Hachimitsu Scans, um grupo primariamente dedicado a traduzir mangás sobre crossdressing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário