segunda-feira, 3 de junho de 2013

Kimi ni Happiness

Esse é um mangá bobinho que eu comecei a ler por acaso enquanto matava tempo. Kimi ni Happiness é um shoujo de só um volume, sendo que o nome de sua autora é Ichinose Ruka. É tão bobo, que eu nem consigo entender o porquê de eu ter curtido essa história.

Basicamente, o enredo é o seguinte: Aizawa Yume encontra no trem, apesar de não trocarem uma palavra, seu colega de aula, Kashiwagi Satsuki. Esse menino tem sempre um aroma doce e só sorri muito raramente. Yume vagamente nota que ele tem um rosto bonito... Antes de dormir e acabar com a cabeça no ombro dele. Satsuki a acorda na hora de descer do trem e, surpreendentemente para ela, ri da situação e comenta que a mudança de temperatura dá sono mesmo. A partir disso, Yume se apaixona por Satsuki. Sim, porque é um mangá shoujo. As pessoas se apaixonam desse jeito nesse tipo de coisa.

Yume, é claro, passa a tentar ajudar Satsuki e conversar com ele sempre que possível, ajudando-o a estudar (mesmo que ele não precise) e convidando-o para sair com ela e seus amigos. Infelizmente, nossa heroína acaba vendo Satsuki beijando Ichika, uma menina popular e, que todos sabem, já tem um namorado. A partir de então, começa uma história centrada em amor não correspondido. 

Eu gostei desse tom "bitter-sweet" que o mangá tem. Tanto Yume como Satsuki são personagens interessantes e os personagens secundários são agradáveis (mas chegam a ser desnecessários). ENTRETANTO, eu realmente achei que a autora tentou tocar em um tema bastante sensível (violência conjugal) e acabou lidando com o assunto de uma forma leviana. Essa situação fazia parte da caracterização da Ichika, como uma personagem aparentemente super-confiante, mas, no fundo, alguém muito triste, infeliz consigo mesma e auto-destrutiva. O epílogo permitiu conhecer mais sobre ela e a forma que pensa sobre si mesma, mas achei que a autora deixou um assunto delicado sem dar um fechamento para a história. Aliás, de um modo geral, a sensação foi que a autora se perdeu: começou a fazer alguma coisa, se confundiu, fez outra, escreveu um diálogo bobo... E encerrou o mangá do nada.

  

Pensando bem, eu não curti tanto essa história. Há outras histórias com uma "antagonista" possível de despertar simpatia nos leitores e outros casais que têm um relacionamento bonitinho. Esse mangá pareceu uma combinação de boas idéias e de cenas legais com uma inabilidade da autora de fazer esses elementos fluírem e funcionarem juntos. Dessa forma, nota "6" para o mangá. 

Quem traduziu para o inglês foi o Chibi Manga. Fiquei surpreso de ver que há uma tradução para o português, em andamento, pelo grupo Neko Otaku Scan.

2 comentários:

  1. AAaaahhhhhh, meu Deus!!!!!!!!! Eu quero TANTO, MAS TANTO esse mangá... uma pena que eu não acho em porcaria nenhuma de banca!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Flávia!
      Que eu saiba, esse mangá não está sendo publicado oficialmente no Brasil. Logo, você não vai conseguir comprá-lo em bancas de revista, só se encomendá-lo numa livraria ou algo assim.

      Você pode fazer download do mangá em português aqui, traduzido pelo grupo Neko Otaku Scans:
      http://neko-otaku-scan.blogspot.com.br/2013/03/kimi-ni-happiness.html

      Um abraço,

      Faust

      Excluir