segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Chihayafuru

Outro mangá popular, mas que pode assustar as pessoas por seu enredo diferente. Na verdade, eu nunca tinha visto um josei de esportes antes... E, devo dizer, apesar de Chihayafuru ser sobre um jogo de cartas, as partidas são tão épicas quanto vários mangás shounen de esportes por aí. 

Chihaya é uma menina cujo sonho é que sua irmão mais velha seja a modelo mais famosa do Japão. Um dia, um novo colega de aula, Arata, diz para ela que um sonho é algo que você precisa trabalhar duro por conta própria para alcançar, e não algo que dependa dos outros. Ele também ensina Chihaya e Taichi, outro colega de aula, a jogarem um jogo de carta chamado Karuta (fun fact: Karuta é uma palavra japonesa que deriva da nossa palavra "carta" em português!). Ele consiste em pegar a carta, entre cem outras cartas, que tem o poema certo o mais rápido possível enquanto o poema é lido por outra pessoa. Quem pegar as cartas mais rápido e com o maior número de acertos ganha. O sonho de Chihaya, então, se torna ser a Rainha do Karuta competitivo. 

O início do mangá é muito bonitinho, pois ele começa quando Chihaya, Arata e Taichi são crianças e acabaram de se conhecer. Conforme o mangá avança, ele enfoca nos personagens já no ensino médio e na participação deles no jogo de karuta. Chihaya, como adolescente, se torna uma menina muito bonita chamando à atenção nas competições. Ela também cria um clube de karuta na escola para poder praticar. Mas o que mais a entristece é que Arata se mudou para longe e ela perdeu completamente o contato com ele. Ela espera encontrá-lo nas competições de karuta.

Esse mangá, apesar de ter aspectos românticos, não é necessariamente enfocado num amor romântico. Eu diria que as amizades são o enfoque desse mangá, ao lado dos campeonatos de karuta. A arte, também, é muito bonita. Eu adoro as capas, que são sempre muito delicadas, com tons claros e muitas flores. Os personagens, entretanto, são a melhor parte desse mangá. Todos eles são ótimos personagens e muito complexos, sendo que as amizades que há entre eles os tornam ainda mais legais.

  

Não há nada que eu objetivamente desgoste nesse mangá. Na verdade, só consigo pensar em qualidades para destacar. Sei que um mangá longo ainda em publicação e, ainda por cima, um que é sobre algo específico como karuta assusta, mas, ei, esse mangá é muito bom e fácil de entender mesmo assim. Tenho de continuar lendo logo, porque parece que os capítulos mais recentes estão muito bons! Nota "10".

Muitos grupos trabalham na tradução desse mangá em inglês... Ah, vale a pena mencionar que o anime é ótimo também!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário