domingo, 17 de agosto de 2014

Akari wo Otoshita Atode

Assim como a Okuyama Puku é conhecida por ser uma mestra da fofura, a Katou Setsuko é conhecida por ser uma mestra das histórias sem graça. É incrível, os mangás dela sempre têm uma arte bonita e vários até possuem um enredo razoavelmente interessante... Mas acabam sendo sem graça. Akari wo Otoshita Atode, apesar de ser meu trabalho favorito dela, não é exceção a essa regra.  

Na história principal, temos Takumi, que é, junto de seu avô, o dono de uma alfaiataria. Um dia, um cliente entra às pressas na loja e compra um terno, sem esperar para tê-lo ajustado ou para pegar a nota fiscal. Takumi sente-se mal por ter vendido um produto inacabado, mas tem uma chance de se redimir quando o cliente, Takano, retorna em outro dia para se desculpar e encomendar mais um terno. Conforme o tempo passa, Takumi começa a se interessar por esse seu cliente, e o interesse se mostra mútuo, quando Takano confessa seus sentimentos, dizendo que havia se encontrado com Takumi em outra ocasião no passado. Sem graça. A única coisa que salva essa história é a arte muito bonita.

Na próxima história, A Long Way Ahead, o pai de Hajime decide que seria uma boa idéia casar sua filha, Chiyoko, com seu aprendiz, Amemura, para que possam dar continuidade aos negócios da família. Hajime tem sentimentos por Amemura e se opõe ao casamento, mas Amemura não demonstra retribuir seus sentimentos, recusa o casamento e, ainda por cima, decide se mudar da casa de sua família. Por isso, Hajime fica surpreso quando Amemura pede sua ajuda para procurar um lugar para morar e o convida para morar consigo, revelando, assim, os sentimentos que tentava esconder. Os dois vão morar junto, mas enfrentam alguns problemas de comunicação. Outra história sem graça. 

Em Cheery Snowy Day, Miyanaga vai escalar e acaba preso numa tempestade de neve com seu kouhai, Fukatsu. Fukatsu é o filho de um ator famoso e sempre foi tratado como se fosse especial pelos outros, sendo que Miyanaga foi o único a tratá-lo normalmente, e isso o fez se apaixonar por ele. Emcompassing Love é uma história tão típica e estúpida que eu fiquei me perguntando se a autora escreveu essa história ironicamente. Takahashi é abordado por um cara desconhecido e esquisito, que sabe seu nome e onde trabalha. Iwakuma viu Takahashi resgatando um gatinho abandonado e resolveu segui-lo até a faculdade, para saber quem ele era. Apesar de ter achado esquisito e assustador (com toda razão), Takahashi segue se encontrando com o cara... Até o irmão dele aparecer e pedir que pare com isso, pois está atrapalhando o trabalho de Iwakuma... Cara, eu já li tantas histórias similares (um exemplo: Leopard Hakusho), mas tantas! E essa, além de típica, previsível e medíocre, é estúpida e superficial.

  

Eu era apaixonado pela Katou Setsuko e seus doujins de Naruto (junto com a HALCO e a Oyamada Ami, claro), mas os mangás dela são uma decepção. Mesmo quando eu não estou esperando muito, como foi o caso aqui, eu ainda me decepciono. Eu diria que esse mangá é inofensivo e clichê. Nenhuma das histórias têm um enredo lá grande coisa, mas são suficientemente agradáveis para manter um leitor pouco ambicioso entretido. Exceto a última, que é simplesmente ruim. A arte da Katou Setsuko é ótima. Incrível ver o quanto a arte dela mudou, desde a época que ela fazia doujinshi de Naruto. Nota "5" é o máximo que eu consigo dar. 

Foi traduzido tanto pelo Lenocinium Obscurum quanto pelo Attractive Fascinante em inglês. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário