sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Caste Heaven

Seguindo a recomendação da Akeno, resolvi ler o mangá Caste Heaven. Não é exatamente o meu tipo de historia favorita, mas resolvi dar uma chance. Faz tempo que a Ogawa Chise está em alta entre os fãs de yaoi, então nada mais justo do que comentar um dos trabalhos mais recentes dela.

Numa certa escola, existe uma hierarquia que é definida por um jogo de tempos em tempos. Os alunos disputam por "cartas" que determinam seus papeis na escola. Todos são obrigados a agirem de acordo com o papel que conseguiram e os outros irão tratá-lo dessa forma. O ponto mais alto da hierarquia é o rei (e a rainha), que manda e desmanda e não pode ser contrariado pelos outros colegas. A base desse sistema de castas são os "alvos", as vítimas de bullying que não podem se defender. 

Tendo em mente esse cenário, temos Azusa, que é o atual "Rei" de sua turma. Ele já é rei por algum tempo e age de uma forma super arrogante para com seus colegas. Ele conta com a assistência de Karino, seu súdito fiel, a quem ele manipula num jogo de sedução. Uma nova partida para decidir a hierarquia começa e Azusa é surpreendentemente traído por Karino e acaba no ponto mais baixo da hierarquia, "alvo". Karino se torna o novo rei, dizendo que sempre quis ter o prazer de sacanear o Azusa. Ele, então, se dedica a atormentar Azusa, que se recusa a agir de acordo com o papel que recebeu, chegando ao ponto de ordenar que os outros alunos tentem estuprar Azusa.

Eu preciso admitir que, apesar de eu não gostar de personagens abusivos (especialmente quando eles conseguem desenvolver ou manter um relacionamento romântico com o alvo de seus abusos), um trope que eu acho interessante é "Break the Haughty/Badass". Esse trope se refere a personagens arrogantes levando um soco no estômago e aprendendo humildade na marra. Caste Heaven definitivamente é um mangá que usa desse tipo de trope. Logo, eu estou achando interessante e estou muito curioso para ver o que vai acontecer nessa história! Azusa vai conseguir virar o jogo? Ou será que ele vai ter de mudar se jeito de ser? Quais são as motivações do Karino? Como será que a Ogawa Chise vai desenvolver essa história?!

  

Eu não sou fã do estilo de arte da Ogawa Chise, mas acho que Caste Heaven tem uma arte que combina com a história. As expressões faciais e o sombreamento ajudam a criar essa atmosfera sombria e bizarra que a autora parece pretender. O mangá é tenso, para se dizer o mínimo, e os personagens são interessantes, tendo muito potencial para se tornarem ainda mais. Aguardo ansiosamente para ver o que a autora tem planejado! Honestamente, eu vou odiar esse mangá se ela decidir criar um final feliz do nada. Espero que ela desenvolva - e muito bem! - esses personagens. Vou dar nota "7" por enquanto e ver o que acontece.

Tradução em inglês por Ichinko Scans e Sentimiento Yaoi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário